Projeto VerSons


O Grupo VerSons surgiu a partir da ideia de recitar e musicar poesias, exibindo assim, não apenas o lado poético-literário, mas também A rica sonoridade melodiosa de determinados versos. Por iniciativa das professoras Karina Calado, Jaíra Miranda e Heloisa Bastos (esta última da UFRPE), o grupo VerSons fez sua primeira apresentação na I Bienal Internacional do Livro do Agreste, ocorrida em setembro de 2012 na cidade de Garanhuns, baseada na obra “Cascas Secas” do renomado poeta local João Marques, que, além presidente da Academia de Letras de Garanhuns, é também autor do hino da cidade. Na ocasião, o grupo contou com a presença do autor da obra protagonizada, que lhe soltou emocionados elogios.
A etimologia do nome do grupo – proposto pela professora Karina Calado – já traz em si um grande significado poético, o que nos exige uma breve explicação por partes. Em primeiro lugar, a primeira sílaba da palavra (Ver) nos remete imediatamente ao verbo ver, o que nos incute que vamos enxergar algo; não obstante ao primeiro significado, ela apresenta também o início da palavra “Verso”, que lembra poesia, que é exatamente o ideal do grupo. Juntando esses dois significados, tem-se a primeira base: “Ver Versos”. Logo em seguida a palavra Sons (que tem um clave de sol no lugar do primeiro “S”) que logo nos lembra música. Em suma, VerSons é podermos ser capazes de enxergar na música aquilo que o autor propunha em seus versos, buscando não apenas lê-los ou ouvi-los, mas senti-los em sua essência.
VerSons, composto por alunos e ex-alunos da EREM JFS, traz como membros os Declamadores Lucas Santos, Danielle Braga, Anaely Marinho, Jaqueline Barbosa, Josélia Vieira, Esdras Frazão, Letícia Maria, Manoel Braz, e os Músicos Débora Maria (voz), Clayton Silva (voz), Igor Roque (voz e sax), Marcelo Freitas (baixo), Daniel Trindade (guitarra e violão), Leonardo Bastos (violão) e André Eugênio (percussão).
O grupo também contou com total apoio das equipes gestora e pedagógico-administrativa, que auxiliam na direção e coordenação do projeto. 

(Por Lucas Santos - editor do blog)

Um comentário:

  1. Gente, foi maravilhosa a apresentação de vocês. A presença de pessoas importantes, como Adelma Elias e Ivete, da GRE-AM, o Professor Luciano, da UFRPE,o Professor Antônio Vilela e o ilustre João Marques (na foto de camisa branca), abrilhantaram o momento. Parabéns a todos!

    ResponderExcluir